Num mundo em constante mudança, a tecnologia tem vindo a desempenhar um papel preponderante no aumento da eficiência e crescimento das empresas. A tecnologia oferece diversas soluções para os desafios que as empresas enfrentam diariamente, permitindo ajudar na gestão das operações do negócio de modo mais eficiente e eficaz, através da automatização de processos, análise de dados, melhoria da comunicação e colaboração até à segurança de informação.
A automatização de processos proporcionada pela tecnologia, vem ajudar na redução de custos e aumento da eficiência dos colaboradores, permitindo libertar as equipas para se concentrarem em tarefas mais complexas e estratégicas.
A análise de dados potenciada pela visualização de KPIs - Key Performance Indicatores - valores quantitativos fundamentais que medem os principais processos internos - vem permitir a tomada de decisões informadas tendo por base dados fidedignos, identificação de tendências e oportunidades de mercado, monitorização do desempenho das equipas e operações da empresa, em tempo real.
Os softwares desenvolvidos para facilitar a comunicação e colaboração, vêm permitir que as equipas trabalhem em conjunto com maior facilidade, acedam às mesmas informações e dados de uma forma eficaz, independentemente da localização geográfica.
Aliado a tudo isto, surge a importância da segurança da informação no sentido de ajudar na proteção de informações e dados confidenciais, da empresa e respetivos clientes, contra ameaças externas, contribuindo assim para a boa conduta do negócio.
Por que motivo a sua empresa precisa de um website?
O site de uma empresa é uma das principais formas de inserir um negócio ou empresa no mundo digital, enquanto funciona como uma vitrine para a divulgação dos respetivos produtos ou serviços e contribui para um alcance mais amplo do público.
O website é uma ótima forma de a empresa conseguir maior visibilidade e aproximação aos clientes, no sentido em que, o site funciona como uma vitrine digital para exposição dos produtos ou serviços, o que possibilita aos potenciais clientes conhecerem a oferta da marca.
Independentemente do mercado no qual a empresa se insere, estar presente no mundo digital é fundamental para qualquer negócio manter a competitividade, transmitir uma maior credibilidade perante o público e autoridade na respetiva área de atuação.
O website é uma forma da empresa estar acessível diariamente e a qualquer hora para o público. O visitante do site pode aceder a informações úteis, assim como, aos produtos ou serviços disponibilizados pela marca, o que aumenta as possibilidades de conversão, contrariamente ao que acontece quando o negócio só existe fisicamente e com horário específico.
Qual é a necessidade da implementação de um ERP?
Quando a empresa tem necessidade de centralizar as informações e dados, controlar processos, integrar todas as áreas do negócio, é o momento de procurar um provedor credível e implementar um software ERP (Enterprise Resource Planning) que vem dar resposta a essas mesmas necessidades específicas.
Também designado de Sistema Integrado de Gestão Empresarial, o ERP ao permitir a integração e gestão eficiente de diversos departamentos - como finanças, recursos humanos e produção - vem oferecer uma visão abrangente dos processos da empresa, permite melhorar a tomada de decisões, aumentar a eficiência e melhorar a comunicação entre os diferentes departamentos.
E como saber se a sua empresa necessita de outros sistemas?
Para além do software ERP que vem ajudar as empresas na automatização e gestão dos processos de negócio com vista ao desempenho ideal, poderá existir a necessidade de integração de outros sistemas.
Relativamente ao website da empresa, o CMS (Content Management System) vem dar resposta a uma gestão mais eficiente do conteúdo, tornando possível que a equipa responsável faça updates a informação, textos, imagens e outros elementos no site, de forma autónoma e sem necessidade de conhecimento técnico avançado. Assim como, em termos de SEO (Search Engine Optimization), o CMS pode integrar recursos para otimização nos motores de pesquisa – inserção de keywords, metatags, entre outros - que possibilitam melhorar o ranqueamento do website.
O investimento no CMS simplifica não só a gestão do conteúdo como também promove a eficiência operacional, cooperação entre as equipas e uma presença online mais consistente.
Com vista à melhoria da gestão de contactos e relacionamento com os clientes, a utilização de um CRM (Customer Relationship Management) vem facilitar todo o processo quanto ao armazenamento e centralização dos contactos, no sentido em que permite manter o acompanhamento aos clientes.
O CRM permite a automatização de tarefas, inserção e seguimento de leads por meio do funil de negócios, assim como, facilita a colaboração entre as equipas de vendas, marketing e suporte ao cliente.
Através da centralização e organização dos dados e informações dos clientes, é possível uma abordagem mais personalizada, eficiente e estratégica para cada cliente, assim como, a análise dos dados pode fornecer insights valiosos para facilitar a tomada de decisões.
Importância do know-how técnico para melhorar a gestão da sua empresa
A contratação dos serviços de empresas especializadas em tecnologias avançadas como, inteligência artificial, análise de dados ou automatização de processos - como a M&A Digital – com know-how adquirido durante vários anos de experiência e conhecimento especializado em diferentes setores e áreas de atividade, vem permitir que as empresas tomem decisões mais informadas e estratégicas relativamente aos sistemas a implementar no negócio, que visem o aumento da eficiência na gestão dos processos e operações do negócio e, por sua vez, potenciem resultados favoráveis e o crescimento da empresa.