Os dispositivos de IoT têm possibilitado a produção de novas fontes de receita para as empresas e organizações, através do registo e transferência de dados para monitorizar processos, fornecer novos insights e aumentar a eficiência das equipas, de forma a permitir que empresas e organizações tomem decisões mais estratégicas.
Definir estratégias adequadas para aprimorar os dados recolhidos por meio de equipamentos IoT, é algo cada vez mais importante para várias áreas de negócio. A inexploração dos mesmos, significa a perda de uma oportunidade de obter ganhos a nível económico e tecnológico.
Principais mudanças provocadas pela IoT nos negócios
Oportunidade de acesso a uma maior quantidade de dados
A possibilidade de conexão entre dispositivos permite um maior acesso a dados importantes para organizações ou empresas. Este maior e mais facilitado acesso a dados, representa uma grande vantagem competitiva pois, os dados obtidos podem ser utilizados para gerar insights importantes.
Maior produtividade e eficiência
Com a conexão entre os principais processos de uma empresa ou organização, os gestores têm a capacidade de identificar muito melhor novas formas de impulsionar a produtividade e a eficiência de forma a que, através de processos automatizados, o trabalho seja realizado com maior agilidade.
A partilha e armazenamento de dados é mais simples, o que permite impulsionar a produtividade pois, com o acesso mais fácil e rápido, as equipas conseguem produzir mais e gerir o tempo de forma mais otimizada.
Sendo que a IoT contribui para a integração entre dispositivos, no que diz respeito ao trabalho remoto, torna-se possível a gestão de colaboradores através de um dispositivo eletrónico com ligação à internet, por exemplo.
Na indústria, as máquinas têm a capacidade de interagir com outras máquinas e inclusive, realizar reparos no próprio sistema remotamente, sem qualquer necessidade de intervenção humana. Isto é, as máquinas conseguem detetar falhas e, por meio de conexões, realizam reparos automaticamente.
Melhoria da experiência para os clientes
Através da obtenção de insights importantes acerca do negócio, é possível saber de que forma os clientes utilizam os produtos ou serviços de uma determinada organização ou empresa, o que torna muito mais simples a compreensão relativamente a possíveis necessidades para melhoria da experiência de compra de cada cliente.
Aumento da segurança
Através da Internet das Coisas e monitorização de sistemas em tempo real, é possível a deteção de falhas ou invasões exatamente no momento em que acontecem, o que promove a intervenção rápida para proteção de informações sigilosas.
A Internet das Coisas está efetivamente a mudar o mundo dos negócios. O facto dos dispositivos de IoT registarem e transferirem dados e informações entre si, permite que seja realizada uma monitorização de processos de uma forma muito mais ágil e eficiente que possibilita um maior controlo sobre todo o negócio e uma tomada de decisões mais efetiva e estratégica, para empresas e organizações.