E-commerce e Marketplaces constituem diferentes modelos de negócio e ambos oferecem oportunidades para as marcas transacionarem produtos ou serviços ao respetivo público no meio digital. Podem ser utilizados em conjunto ou separado, de acordo com os objetivos comerciais de cada marca.
Em Portugal, no ano de 2022, 43% das pessoas fizeram compras online. (Dados INE)
O que é E-commerce?
O termo e-commerce (comércio eletrónico) corresponde à comercialização online de produtos ou serviços por meio da internet através de um site, aplicação ou plataforma, em que as transações são feitas através de computadores ou dispositivos móveis e diferentes meios de pagamento como, cartão de crédito, Paypal ou MBWay.
Existem vários tipos de e-commerce consoante o perfil do público-alvo e a categoria de negócio em que se inserem, sendo os modelos mais comuns o B2B (business-to-business) em que as transações comerciais são efetuadas entre empresas e, B2C (business-to-consumer) diz respeito a uma empresa que vende produtos ou serviços diretamente ao cliente final.
É possível a existência de terceirização de algum serviço (ex. operação logística), contudo, não existem intermediários envolvidos no processo de compra. A marca é a única responsável por todo o contacto com o cliente final, desde a compra até à entrega.
O que é um Marketplace?
Marketplace é uma plataforma online que agrega produtos ou serviços de diversos fornecedores, apresentando uma panóplia maior e mais diversificada comparativamente a um negócio e-commerce. Neste caso, o vendedor ou loja pode transacionar os respetivos produtos ou serviços, sem ter custos de manutenção da infraestrutura do site.
Alguns dos marketplaces mais utilizados em Portugal são o KuantoKusta, o OLX, Ebay e AliExpress.
Quais são as principais diferenças entre E-commerce e Marketplace?
A maior diferença entre e-commerce e marketplace está sobretudo no controlo sobre o seu negócio. No e-commerce consegue ter maior uma maior flexibilidade na gestão, enquanto, para estar presente em marketplaces acaba por ter de se sujeitar a regras e regulamentos impostos por cada plataforma.
Geralmente, os marketplaces permitem uma maior visibilidade, na medida em que, ao disponibilizarem diferentes produtos ou serviços de várias marcas, têm capacidade para alcançar um maior número de pessoas, assim como, em muitos casos, existe maior divulgação e popularidade dos marketpalces, fazendo com que o público tenha tendência a utilizar e confiar mais nestas plataformas.
Simultaneamente, no que diz respeito ao e-commerce, a marca consegue ter total controlo sobre a experiência do cliente e monitorização de dados, contrariamente ao que acontece nos marketplaces em que parte desse controlo, acaba por ser partilhado com cada plataforma.
O investimento inicial é outra das diferenças pois, a criação de um negócio e-commerce - como uma loja online - geralmente requer algum investimento por parte da marca, contrastando com uma maior facilidade de acesso relativamente a marketplaces.
Será que deve investir em E-commerce ou Marketplaces?
Decidir onde investir é uma decisão importante para qualquer marca. É fundamental compreender as diferenças entre os dois modelos de negócio e de que forma cada um ou a combinação dos dois se alinha com a estratégia que tem definida para a sua marca.
Para construir uma identidade única e ter total controlo sobre a sua marca, o ideal passa por investir em e-commerce (ex. loja online). No caso de pretender maior alcance e visibilidade, os marketplaces são a escolha certa para ir ao encontro de mais público.
Muitas marcas optam pela combinação de loja online e marketplaces para aproveitarem os benefícios de ambos e diversificarem a respetiva presença online. Deve avaliar as metas e objetivos da sua marca, recursos disponíveis e o seu público-alvo para decidir onde investir de forma inteligente. Independentemente da escolha, é fundamental estar preparado(a) para se adaptar às mudanças e evolução do mercado.
Existem casos de grandes marcas – como a Amazon - que funcionam como sendo uma junção de ambos os modelos de negócio, ao comercializarem produtos da própria marca e, simultaneamente, permitirem a comercialização de produtos por terceiros na mesma plataforma.
Importância da integração de sistemas para negócios E-commerce
Para as marcas que pretendem investir em e-commerce, é importante realçar que para automatizar tarefas diárias e garantir a transferência eficaz de informações e dados entre os sistemas utilizados - gestão de stock, pedidos, pagamentos, envios - a gestão totalmente integrada de todo o negócio torna-se fundamental.
A M&A Digital é especialista no desenvolvimento de software – ERP, CRM, CMS - assim como, na integração de sistemas para criar fluxos de trabalho mais simples e otimizados, de modo a aumentar a produtividade em cada negócio.
Através da integração dos seus sistemas consegue acelerar os seus processos, reduzir custos e perceber onde existem oportunidades de melhoria, de modo a alcançar vantagem competitiva para a sua marca.
Até 2040, 95% das compras realizadas serão efetuadas através de comércio eletrónico. (Nasdaq)