A próxima Black Friday está a chegar e para muitos negócios e-commerce significa vendas em grandes volumes. Aliado a isso e a potenciais receitas elevadas para as marcas, vem o desafio de gerir adequadamente o stock por forma a dar resposta à alta procura que existe nesta altura do ano.
De um modo geral, a gestão de stock eficiente constitui um dos processos fundamentais para o sucesso dos negócios e-commerce. Contudo, em épocas promocionais, a atenção na eficiência da gestão de stock deve ser redobrada.
“63% dos consumidores estão ansiosos para aproveitar as promoções da Black Friday.” Jornal Eco, Sapo
Importância da gestão de stock no negócio e-commerce na Black Friday
A gestão de stock durante o período da Black Friday pode ser um desafio para os negócios e-commerce. Considerando o aumento das compras online por parte dos consumidores e a evolução a nível tecnológico, é fundamental fazer uso de sistemas que permitam uma gestão inteligente e eficiente para evitar ruturas de stock e constrangimentos com os clientes, sobretudo, durante épocas como a Black Friday em que o facto dos preços serem mais aliciantes promovem mais procura e, consequentemente, um maior número de vendas.
Previsão da procura na Black Friday
A previsão da procura constitui um processo fundamental em termos de logística e gestão de supply chain, assim como, é igualmente importante no que diz respeito à preparação das suas estratégias para a Black Friday 2023.
Através da análise das vendas efetuadas no ano precedente, dados históricos sobre o desempenho do negócio, tendências de mercado e comportamento do cliente, consegue prever de forma mais assertiva a procura em termos de produtos e necessidade de stock para o presente ano.
A previsão da procura permite um planeamento adequado dos recursos e serve de base para melhorar os fluxos de trabalho. Permite facilitar a coordenação com as empresas transportadoras e fornecedores, pois, ao conceder-lhes atualizações sobre os volumes previstos consegue garantir operações logísticas mais eficientes durante o período da Black Friday.
Por que deve utilizar um sistema de gestão para gerir o stock na Black Friday?
Com o comércio digital em alta e com a evolução a nível tecnológico, é fundamental fazer uso de sistemas que permitam uma gestão eficiente dos processos do negócio, incluindo o stock.
Deve saber exatamente quais são os produtos, respetivas quantidades em stock e qual a necessidade em termos de reposição dos mesmos. Qualquer movimentação a nível de stock deve ser registada, quer se trate da entrada ou venda dos produtos.
Para isso, uma boa alternativa para facilitar a gestão de stock passa pela utilização de um sistema de gestão como um ERP (Enterprise Resource Planning), sendo que constitui uma boa solução para registo das informações dos produtos, entrada e saída de produtos e controlo do valor investido em stock, entre outras funções.
O ERP oferece suporte à automação de processos e permite também a gestão outras áreas do negócio como, finanças, recursos humanos, produção e supply chain.
Após a Black Friday, deve fazer uma avaliação completa e utilizar os dados reunidos pelo sistema para identificar o que funcionou bem e o que necessita de melhorias. Através dos insights obtidos, tem uma maior capacidade para aprimorar as suas estratégias e melhorar o próximo ano com antecedência.
Como fazer gestão de stock no negócio e-commerce?
A M&A Digital é especialista em tecnologia, surgindo assim como o parceiro ideal para a melhorar a gestão e permitir a evolução do seu negócio e-commerce. Fazemos consultoria com vista a entender o que será necessário para erradicar falhas nos processos e dar resposta aos objetivos pretendidos pela sua marca.
À medida do seu negócio, desenvolvemos e implementamos sistemas de gestão – como, ERPs, CRMs, CMSs – para melhorar a gestão de todo o negócio. Integramos sistemas, quer seja com o seu sistema atual ou outro sistema, via API, para que seja possível o cruzamento de informações de modo a tornar os fluxos de trabalho mais simples e otimizados, assim como, para permitir a monitorização e análise da atividade do negócio.